O plano de Aula a seguir foi elaborado por Elzilene de Sales -Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s.Tutora: Elisângela MenesesUnidade : III
Assunto: “Lugar onde vivo” - figuras de LinguagemTema: Criando metáforasDisciplinas Envolvidas: História e Língua Portuguesa Público Alvo: 6° anoPeríodo de Execução: 04 aulasObjetivo Geral: Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e cultura local e propiciar o uso das TIC.Descrição da Atividade:
Atividade 1
☻Apresentação em datashow “de vídeo sobre o Tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional Tocantins” e discussão com o grupo sobre a preservação das memórias a partir de questionamentos.
☻Após a leitura realizada apresentar em murais tabletes coloridos com palavras chaves sobre a cultura material e imaterial de Porto Nacional.
♪ rua das flores, casarão rosa, maestro Adelino, tia Júlia, mãe tia Eulina Braga, Luzia da Silva, pau d’oléo, cabaçaco, Padre Luzo,
♪ buracão, praia porto real,carreira cumprida, draga, lajedo escadinha, piau, Lajedo escadinha, pacu, lajedo escadinha, caranha, balsa....
☻Dividir grupos para a elaboração de poemas envolvendo as palavras apresentadas e após apresentação em mural.
Atividade 2
☻Leitura dos poemas “Júlia” e “A casa rosa de dona Custódia”
Interpretação dos poemas – introdução a figuras de linguagem (metáfora, personificação, comparação e reiteração com dinâmica).
☻ Com base nas personagens – tia Júlia, dona Custódia e o casarão rosa.“Fazer pesquisa a partir das perguntas” Quem são esses personagens? Quando viveram? O que faziam? Qual a colaboração deles para o desenvolvimento da cultura de Porto Nacional?
Atividade 3
Apresentação das pesquisas com uso dos recursos áudio e visual em Power point , após elaboração individual de um poema com base nas informações apresentadas.
Atividade 4
Terminado o texto fazer reescrita no Labim. Em seguida linkar as palavras diferentes no texto e postar no blog http://gestarportuguesporto.blogspot.com.para/ que professores e outros alunos leiam e façam comentários.
Recursos Materiais: Comunidade local , computadores com acesso a Internet, murais, vídeo, CDs e livros de poemas.Recursos Humanos: Professores e técnico do laboratório de informáticaCompetências e conhecimentos necessários: Domínio da leitura textual e conhecimentos básicos de editor de texto e Internet.Avaliação:A avaliação será feita pela professora que observará a participação, a interação entre os grupos, bem como, a compreensão quanto a interpretação dos textos , a conceituação das figuras de linguagens apresentadas e o uso desse recurso na produção dos textos e, principalmente o cumprimento do prazo estabelecido , a qualidade e conteúdo da pesquisa apresentada.
Assunto: “Lugar onde vivo” - figuras de LinguagemTema: Criando metáforasDisciplinas Envolvidas: História e Língua Portuguesa Público Alvo: 6° anoPeríodo de Execução: 04 aulasObjetivo Geral: Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e cultura local e propiciar o uso das TIC.Descrição da Atividade:
Atividade 1
☻Apresentação em datashow “de vídeo sobre o Tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional Tocantins” e discussão com o grupo sobre a preservação das memórias a partir de questionamentos.
☻Após a leitura realizada apresentar em murais tabletes coloridos com palavras chaves sobre a cultura material e imaterial de Porto Nacional.
♪ rua das flores, casarão rosa, maestro Adelino, tia Júlia, mãe tia Eulina Braga, Luzia da Silva, pau d’oléo, cabaçaco, Padre Luzo,
♪ buracão, praia porto real,carreira cumprida, draga, lajedo escadinha, piau, Lajedo escadinha, pacu, lajedo escadinha, caranha, balsa....
☻Dividir grupos para a elaboração de poemas envolvendo as palavras apresentadas e após apresentação em mural.
Atividade 2
☻Leitura dos poemas “Júlia” e “A casa rosa de dona Custódia”
Interpretação dos poemas – introdução a figuras de linguagem (metáfora, personificação, comparação e reiteração com dinâmica).
☻ Com base nas personagens – tia Júlia, dona Custódia e o casarão rosa.“Fazer pesquisa a partir das perguntas” Quem são esses personagens? Quando viveram? O que faziam? Qual a colaboração deles para o desenvolvimento da cultura de Porto Nacional?
Atividade 3
Apresentação das pesquisas com uso dos recursos áudio e visual em Power point , após elaboração individual de um poema com base nas informações apresentadas.
Atividade 4
Terminado o texto fazer reescrita no Labim. Em seguida linkar as palavras diferentes no texto e postar no blog http://gestarportuguesporto.blogspot.com.para/ que professores e outros alunos leiam e façam comentários.
Recursos Materiais: Comunidade local , computadores com acesso a Internet, murais, vídeo, CDs e livros de poemas.Recursos Humanos: Professores e técnico do laboratório de informáticaCompetências e conhecimentos necessários: Domínio da leitura textual e conhecimentos básicos de editor de texto e Internet.Avaliação:A avaliação será feita pela professora que observará a participação, a interação entre os grupos, bem como, a compreensão quanto a interpretação dos textos , a conceituação das figuras de linguagens apresentadas e o uso desse recurso na produção dos textos e, principalmente o cumprimento do prazo estabelecido , a qualidade e conteúdo da pesquisa apresentada.
Oficina de Poemas
View more presentations from elzsd.
Mais uma vez você demostrou sabedoria, segurança em trabalhar com as tecnologia em sala de aula. Sua aula ficou um show! Tenho a certeza que os alunos que assistirem irão fascinar!
ResponderExcluirParabéns!
Eliana
Elzilene, gostei de como você conduziu o trabalho com o gênero poemas, pois percebe- se que ouve muita pesquisa e criatividade na produção dessa atividade. Com certeza a aplicabilidade desta vai contribuir muito para que os anos alunos de 6º ano conheçam a memória material e imaterial do lugar onde vivem.
ResponderExcluirMercês
Parabéns! Esse trabalho com poemas é muito interessante, uma vez que interpretar um poema é muito díficil. Quando vi a imagem com o livro Porto Submerso fiquei contente, pois nesse livro o autor expõe seu descontentamento com a formação do lago, em relação a parte histórica da cidade, através de seus poemas. O poema a luz dos cegos, ele deixa isso claro. Muito lindo esse poema, Veja: "Por que se dissipa o Porto
ResponderExcluirDe paredes pesadas de adobe,
Janelas azuis de treliça
E segredos sugeridos?
Apaga o anjo da história
Irrefutável,
O rumor de asas que algum dia
Gravou nos meus ouvidos?
Nos cega a luz tropical e crua
Ou seremos cegos de nascença,
Sem memória possível?
Retratável?"
(TIERRA, 2005, p.83)
Parabéns Elzilene.
bjo...