segunda-feira, 14 de junho de 2010

Oficina - Plano de Aula com Material Digital



O plano de Aula a seguir foi elaborado por Elzilene de Sales -Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s.Tutora: Elisângela MenesesUnidade : III
Assunto: “Lugar onde vivo” - figuras de LinguagemTema: Criando metáforasDisciplinas Envolvidas: História e Língua Portuguesa Público Alvo: 6° anoPeríodo de Execução: 04 aulasObjetivo Geral: Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e cultura local e propiciar o uso das TIC.Descrição da Atividade:
Atividade 1
☻Apresentação em datashow “de vídeo sobre o Tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional Tocantins” e discussão com o grupo sobre a preservação das memórias a partir de questionamentos.
☻Após a leitura realizada apresentar em murais tabletes coloridos com palavras chaves sobre a cultura material e imaterial de Porto Nacional.
♪ rua das flores, casarão rosa, maestro Adelino, tia Júlia, mãe tia Eulina Braga, Luzia da Silva, pau d’oléo, cabaçaco, Padre Luzo,
♪ buracão, praia porto real,carreira cumprida, draga, lajedo escadinha, piau, Lajedo escadinha, pacu, lajedo escadinha, caranha, balsa....
☻Dividir grupos para a elaboração de poemas envolvendo as palavras apresentadas e após apresentação em mural.

Atividade 2
☻Leitura dos poemas “Júlia” e “A casa rosa de dona Custódia”
Interpretação dos poemas – introdução a figuras de linguagem (metáfora, personificação, comparação e reiteração com dinâmica).
☻ Com base nas personagens – tia Júlia, dona Custódia e o casarão rosa.“Fazer pesquisa a partir das perguntas” Quem são esses personagens? Quando viveram? O que faziam? Qual a colaboração deles para o desenvolvimento da cultura de Porto Nacional?
Atividade 3
Apresentação das pesquisas com uso dos recursos áudio e visual em Power point , após elaboração individual de um poema com base nas informações apresentadas.
Atividade 4
Terminado o texto fazer reescrita no Labim. Em seguida linkar as palavras diferentes no texto e postar no blog http://gestarportuguesporto.blogspot.com.para/ que professores e outros alunos leiam e façam comentários.

Recursos Materiais: Comunidade local , computadores com acesso a Internet, murais, vídeo, CDs e livros de poemas.Recursos Humanos: Professores e técnico do laboratório de informáticaCompetências e conhecimentos necessários: Domínio da leitura textual e conhecimentos básicos de editor de texto e Internet.Avaliação:A avaliação será feita pela professora que observará a participação, a interação entre os grupos, bem como, a compreensão quanto a interpretação dos textos , a conceituação das figuras de linguagens apresentadas e o uso desse recurso na produção dos textos e, principalmente o cumprimento do prazo estabelecido , a qualidade e conteúdo da pesquisa apresentada.

3 comentários:

  1. Mais uma vez você demostrou sabedoria, segurança em trabalhar com as tecnologia em sala de aula. Sua aula ficou um show! Tenho a certeza que os alunos que assistirem irão fascinar!
    Parabéns!
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Elzilene, gostei de como você conduziu o trabalho com o gênero poemas, pois percebe- se que ouve muita pesquisa e criatividade na produção dessa atividade. Com certeza a aplicabilidade desta vai contribuir muito para que os anos alunos de 6º ano conheçam a memória material e imaterial do lugar onde vivem.
    Mercês

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Esse trabalho com poemas é muito interessante, uma vez que interpretar um poema é muito díficil. Quando vi a imagem com o livro Porto Submerso fiquei contente, pois nesse livro o autor expõe seu descontentamento com a formação do lago, em relação a parte histórica da cidade, através de seus poemas. O poema a luz dos cegos, ele deixa isso claro. Muito lindo esse poema, Veja: "Por que se dissipa o Porto
    De paredes pesadas de adobe,
    Janelas azuis de treliça
    E segredos sugeridos?
    Apaga o anjo da história
    Irrefutável,
    O rumor de asas que algum dia
    Gravou nos meus ouvidos?
    Nos cega a luz tropical e crua
    Ou seremos cegos de nascença,
    Sem memória possível?
    Retratável?"
    (TIERRA, 2005, p.83)
    Parabéns Elzilene.
    bjo...

    ResponderExcluir