sexta-feira, 28 de maio de 2010

Plano de aula





Plano de aula

Língua Portuguesa- Gestar II. 9º ano


Eixos norteadores: Prática de leitura , oralidade , análise Lingüística, e produção de texto.

Objetivo: Desenvolver o gosto e o hábito da leitura através das tics.

Competências: Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, utilizando os recursos tecnológicos.

Habilidades:
- Utilizar a linguagem oral em situações que exijam: preparação prévia; maior grau de formalidade; manutenção do ponto de vista ao longo da fala; procedimentos de negociação de acordos.
-Expressar-se oralmente de forma clara e ordenada, adequando a linguagem à situação comunicativa e intencionalidade.
-Compreender a leitura buscando informações, significados das palavras no texto, deduzindo a partir do contexto e/ou consultando dicionário e internet.

(...)

Texto norteador: Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar - Moacyr Scliar

Conteúdos: Crônica – características, interpretação, intertextualidades e pontuação.
Situação Didática:
Apresentação do autor através do link- Moacyr Scliar
(leitura oral pelos alunos)

Explicação do professor sobre estilo do autor
1º Leitura da crônica “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar”
2º Ir ao link Adoniram Barbosa – e pedir leitura por alguns alunos
3° Dinamizar a aula cantando Trem das onze com os alunos
4º Pedir aos alunos que leiam o resumo no link Macbeth
5º Linkar ao nome James Cagney e pedir os alunos para lerem

Releitura da crônica “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar” individualmente.
Após realização de atividades:
- Conhecendo Porto Nacional (material disponível no blog)
-Produção de crônica a partir do poema “Se eu fosse...” Marinalva Barros
- As crônicas Modernas e Pós Modernas quase sempre apresentam uma situação antes de apresentar a história. Como um cronista, apresente uma situação de humor ou de crítica envolvendo o rio Tocantins, após a barragem. Cite trecho do poema da autora sugerida ou do poema Porto submerso de Pedro Tierra. Após terminarem o texto faça links em algumas palavras, por exemplo, Tocantins, Se eu fosse..., e ou outros vocábulos diferentes do dia a dia dos interlocutores.

Metodologia:- Leitura oral e individual dos textos apresentados na aula;
- Declamação de poema;
- leitura de imagens sobre o rio Tocantins antes e depois da barragem;
- produção de texto;
- correção de textos com os alunos;
- Exposição dos textos em murais e ou publicações.

Recursos:Papel pardo, computador, internet, microssistem
Xerox e papel chamex

Avaliação:- Atividade de produção textual
- debate
- atividade de interpretação da crônica “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar”

Referências bibliográficas:Pedaços de mim – Marinalva Barros
Porto Submerso – Pedro Tierra
A porta- Célio Pedreira
Bibliografia recomendada para 9º Ano - só crônicas

Scliar, Moacyr, 1937-
Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar/ Moacyr
Scliar- 11 ed. – Porto Alegre: L & PM, 2009.
96 p : 21 cm

3 comentários:

  1. Elzilene;
    Você é um show. Seu plenejamento esta na "era digital".
    É muito bom poder contar com professores competentes, inteligentes e compromissados como você.
    Parabéns!
    Bjos
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Elzilene, gostei muito do seu planejamento, ficou muito bom, parabéns. oneide

    ResponderExcluir
  3. Elzilene,
    Parabéns pelo tema do plano de aula.
    Incentivar a leitura é o que todos nós precisamos fazer.
    Outra coisa bacana que percebei não só no seu plano de aula mas como pessoa e profissional é a valorização dos autores regionais como: Marinalva Barros e Pedro Tierra.
    Um abraço, Rosileide

    ResponderExcluir