quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hipertextualizando

Segundo Elisa, são vários autores conceituando hipertexto. A primeira ideia veio com Bush no artigo semifinal da máquina de arquivar memória uma espécie de microfilme extensor de memória, que não serviria apenas para guardar, mas que teria uma maneira inteligente de indexar e buscar. Para Nelson, hipertexto é necessidade de trabalhar lendo e escrevendo produzindo de forma não linear diferente do manuscrito.
Já para Levy, modelo de funcionamento da mente que para Elisa é o mais distante do conceito atual. Roger Chartier considera que outras organizações textuais, como enciclopédias e outras são hipertexto embora com natureza diferente.
Conforme estudos de Elisa os pesquisadores americanos defendem que o hipertexto envolve, principalmente elementos como a não linearidade e a maior interligação entre textos. Sem distanciar muito dessa idéia os brasileiros Ingedore Villaça Koch e Marcuschi colocam seus argumentos. Koch diz que do ponto de vista do leitor todo texto é um hipertexto e confirma o que defende Chartier de que a enciclopédia e outros textos remetem sempre a outros textos dando o caráter de não linearidade, mas de forma diferente do ciberespaço que é rápido.
Marcuschi na mesma ordem, trata o hipertexto como um processo de leitura / escritura multilinearizado, multisequêncial e não determinado, realizado em um novo espaço - o ciberespaço. Assim o que diz Koch é pertinente para o entendimento da palavra hipertexto, segundo ela, o hipertexto é responsável para tornar o leitor co- autor do texto, oferecendo-o possibilidades de opção, o que permite interatividade, criatividade e produtividade com relação ao aprofundamento de um tema, justamente o que essa atividade do E- proinfo está proporcionando aos leitores do assunto hipertexto, a idéia de seres planetários.
Tudo isso dá ao hipertexto o caráter que muitos teóricos apresentam inclusive Koch: não linear, volátil, não hierárquico e nem tópico, responsável pela multissemiose, interativo e descentralizado.

6 comentários:

  1. Seu texto esstá muito rico, gostei de sua produção na qual traz o conceito de vários especialistas da linguagem. Seu embasamento teórico, sua bagagem é muito grande. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns garota!
    Você pontuou a definição de hipertexto com base em vários autores o que enriqueceu bastante o seu texto. Na verdade essa construção de blog está sendo o exemplo vivo de hipertexto. Algo concreto. Parabéns pelos avanços. Te admiro muito como pessoa e como profissional.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela construção do seu texto, gostei muito da fundamntação teórica, como também do seu ponto de vista. Estou facinada com a utilização de um hipertexto.

    Valeu garota!!!

    Luzia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, prima-irmã!

    Gostou do neologismo?
    Parabéns pelo seu blog, seu texto sobre hipertexto. Você é 1000! ACREDITE!!!
    Senti falta do seu texto "Quem sou como professor e aprendiz.
    Quando for postar outro texto me procure tenho algumas dicas para você melhorar ainda mais apresentação do seu texto. ok?

    ResponderExcluir
  5. Elzilene,

    O seu texto ficou simplesmente d+, você trouxe a definição de vários autores enriquecendo o assunto. Você é uma educadora leitora de muito valor, pois a cada construção de texto você demonstra conhecimento sobre o assunto. O estudo do tema “hipertexto” me permitiu ir além do que eu imaginava, e a leitura do seu texto foi fundamental para mim, pois me permitiu ampliar meus conhecimentos sobre o assunto.

    Continue nos inspirando com seus textos.

    Beijos!

    Nilva

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua fundamentação. Certamente todos estão aprendendo e fazendo bom uso desta ferramenta que só tem a nos subsidiar. Parabéns!!!! Sei que vou aprender bastante com todos os colega. Abraços!!!

    ResponderExcluir