quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RELATO DE PLANO DE AULA - ATIV. 2B


O plano de aula envolvendo as HQs foi utilizado apenas por uma escola que ainda não concluiu, mas segundo relatos da professora e de alguns alunos da escola, a aula foi muito proveitosa e chamou atenção do grupo.
“Uma situação vivenciada na escola é o dilema - muitos alunos para poucos computadores o que provoca morosidade à algumas atividades” disse a professora. Segundo ela o laboratório tinha disponível apenas 10 computadores para 32 alunos, então deixou 22 na sala e 20 levou para o laboratório para ler e pesquisar Os demais ficaram na sala lendo gêneros textuais relacionados à temática das histórias em quadrinhos trabalhadas no laboratório, após a leitura desenvolveram atividades de Interpretação com jogos: caça palavras, cruzadas e quebra cabeças. Depois foi feita a troca ( alunos da sala foram para laboratório e Laboratório para sala)
Ao término das leituras os alunos produziram histórias em quadrinhos com desenhos ora montados por eles ou pela professora, pois a grande maioria não sabia utilizar as ferramentas. Mas isso não impediu de mudarmos a rotina das aulas e de usar outros recursos que favorecessem a aprendizagem e o contato dos alunos com a leitura e a tecnologia, principalmente internet. “Foi muito legal, descobrimos muitos recursos e encontramos muitas informações. sobre a turma da Mônica. Gostei muito “ fala de uma aluna.
A professora relatou que a atividade demanda tempo se for preocupar com excesso de conteúdo não se faz nada em favor do letramento na escola.
Demorou muito, mas compreendeu que foi uma oportunidade de conhecer melhor o potencial dos alunos, suas preferências e dificuldades.
Ao ver a atividades dos alunos em portfólio e ouvir seus depoimentos se confirma a fala de Papert “a construção do conhecimento que aconteceu quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, com uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador isso é construtivismo, mas diferente do construtivismo de Piaget.
Essa oficina será desenvolvida em mais escola no restante desse quarto bimestre e será auxiliada por mim com apoio de mais tecnologia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário