quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Texto Síntese - Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


Antes de argumentar sobre possíveis mudanças na forma de o aluno aprender e possíveis estratégias de ensino com o apoio de tecnologia gostaria de refletir o que diz Demo (2008, p133) “ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda”.
Cuidar para que o aluno aprenda hoje sem considerar o uso de tecnologias como computador e a internet é o mesmo que negar o universo dos alunos, é favorecer um ambiente de aula monótona e desinteressante, uma vez que crianças , jovens e até mesmo maioria dos adultos estão acostumados a lidar com muitas informações ao mesmo tempo de forma prática e com rapidez.
A utilização do computador e da internet em aula é pensar o futuro cidadão de forma integral, é garantir-lhe o mercado de trabalho, é propiciar a ele o direito de comunicar e interagir melhor com outros indivíduos é cuidar que o aluno aprenda, é cuidar para que ao invés dele produzir “violência produza vida favorecendo o bem estar social. Com o uso de tecnologias como computador e internet oportuniza a integração entre as disciplinas, é facilitar a procura e o prazer da leitura.
As aulas poderão se tornar mais proveitosas, uma vez que o blog, sites e wiki podem apresentar várias formas de lidar com os conteúdos sem falar. Sem falar que nesses ambientes os professores poderão usar várias estratégias para que os alunos aprendam com os próprios erros favorecendo o diálogo, a pesquisa a reflexão, reescrita e o melhor de tudo isso a subjetividade tão sonhada por Vygotsk.





Nenhum comentário:

Postar um comentário