quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RELATO DE PLANO DE AULA - ATIV. 2B


O plano de aula envolvendo as HQs foi utilizado apenas por uma escola que ainda não concluiu, mas segundo relatos da professora e de alguns alunos da escola, a aula foi muito proveitosa e chamou atenção do grupo.
“Uma situação vivenciada na escola é o dilema - muitos alunos para poucos computadores o que provoca morosidade à algumas atividades” disse a professora. Segundo ela o laboratório tinha disponível apenas 10 computadores para 32 alunos, então deixou 22 na sala e 20 levou para o laboratório para ler e pesquisar Os demais ficaram na sala lendo gêneros textuais relacionados à temática das histórias em quadrinhos trabalhadas no laboratório, após a leitura desenvolveram atividades de Interpretação com jogos: caça palavras, cruzadas e quebra cabeças. Depois foi feita a troca ( alunos da sala foram para laboratório e Laboratório para sala)
Ao término das leituras os alunos produziram histórias em quadrinhos com desenhos ora montados por eles ou pela professora, pois a grande maioria não sabia utilizar as ferramentas. Mas isso não impediu de mudarmos a rotina das aulas e de usar outros recursos que favorecessem a aprendizagem e o contato dos alunos com a leitura e a tecnologia, principalmente internet. “Foi muito legal, descobrimos muitos recursos e encontramos muitas informações. sobre a turma da Mônica. Gostei muito “ fala de uma aluna.
A professora relatou que a atividade demanda tempo se for preocupar com excesso de conteúdo não se faz nada em favor do letramento na escola.
Demorou muito, mas compreendeu que foi uma oportunidade de conhecer melhor o potencial dos alunos, suas preferências e dificuldades.
Ao ver a atividades dos alunos em portfólio e ouvir seus depoimentos se confirma a fala de Papert “a construção do conhecimento que aconteceu quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, com uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador isso é construtivismo, mas diferente do construtivismo de Piaget.
Essa oficina será desenvolvida em mais escola no restante desse quarto bimestre e será auxiliada por mim com apoio de mais tecnologia.







Possíveis mudanças e possibilidades de contribuiçao das tecnologias

O uso do computador e da internet proporciona ao professor a prática da flexibilidade uma vez que esses recursos propiciam a leitura, a produção de texto e a contextualização com a realidade dos alunos. Assim as aulas que muitas vezes eram descontextualizadas e desinteressante para os alunos passam a não ser mais.
Ao favorecer essa prática a internet deixa de ser alvo de crítica e passa a ser uma ferramenta aliada favorecendo a cidadania. Daí as mudanças vão ocorrer de forma freqüente, pois a todo o momento a internet apresenta novidades e quanto mais se descobre mais há buscas pelo diferente. Nesse sentido vai despertando no aluno o gosto pela pesquisa, a leitura, a produção não só de textos, mais de blogs e outros além de publicações na wiki em sites dando ao estudante autonomia enquanto sujeito da aprendizagem.
Tudo isso vai exigir de nós professores mais estratégias e criatividade e, sobretudo mais autonomia para que possamos ajudar no processo de libertação social minimizando espaços par evasão, repetência e desinteresse nas aulas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Tema: História em quadrinhos
Autoras:
Maria das Mercês Dias Gomes da Silva
Elzilene de Sales Dias
Keile Nunes da Silva
Maria Lúcia Alencar Soares
Modalidade/ Nível de Ensino:
Ensino Fundamental Final: 6º e 7º anos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: História em quadrinhos: narrativa por meio de imagens - códigos verbais e não verbais
_Sinais gráficos: balões, traços indicadores de movimento,
_Figuras de linguagem
_Discurso direto e indireto
_Estrutura e elementos da narrativa
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
_Democratizar o uso dos recursos tecnológicos na disciplina de Língua Portuguesa perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita de forma dinâmica e lúdica com o auxílio de Histórias em quadrinhos.
_Despertar o gosto pela leitura e escrita através das HQ com o suporte de recursos audiovisuais e estratégias de leituras diversificadas;
_Utilizar os recursos do editor de imagem (paint) para criação dos desenhos (montagem de gibi virtual).
Duração das atividades
15 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Colocar os alunos em círculo, entregar uma pergunta a cada participante sobre a História e a estrutura das HQ. Os jogadores deverão procurar a resposta em algum lugar estratégico da sala. Na sequência, um líder dá continuidade ao jogo fazendo sua pergunta ao participante mais próximo que deverá respondê-la e fazer outra pergunta ao participante seguinte e assim seguir até que todos participem. Caso alguém não saiba a resposta o jogador que fez a pergunta apresenta a plaquetinha com a resposta correta para que a turma tome conhecimento. O objetivo é sondar o que os alunos já conhecem e oportunizar a familiaridade com as HQ.
Estratégias e recursos da aula
• Levar os alunos ao laboratório de informática e solicitar uma pesquisa e curiosidades sobre o cartunista Maurício de Sousa. Retornar a sala de aula e apresentar o vídeo (entrevista com Maurício de Sousa) que se encontra no endereço www.noticiario-periferico.com/.../mauricio-de-sousa-da-turma-da-monica.html .• A professora confeccionará várias curiosidades sobre os personagens da Turma da Mônica. Ao som do CD da Turma da Mônica cada aluno sorteará uma curiosidade das personagens: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento. Na sequência deverá ler a curiosidade recebida e afixá-la no painel que já estará ilustrado com esses personagens. (dividir os grupos considerando as curiosidades de cada personagem).• Apresentar em Data Show as ilustrações e o título da narrativa “Uma história que precisa ter fim” e aguçar dos alunos o que o título e as imagens sugerem. Assim que estes concluírem apresentar a situação inicial da narrativa e confirmar ou refutar as previsões levantadas.• Leitura da sequência dos quadrinhos pelos grupos.
• Mergulho na narrativa: Montagem de esquema, pelos grupos, apresentando os momentos e elementos dos Quadrinhos em estudo.
▪Entregar os quadrinhos finais da narrativa de forma desorganizada (sem falas e balões). Cada grupo deverá organizar o final numa sequência lógica e ainda produzir as falas, balões e legendas.
• Retornar ao laboratório de informática e ainda disponibilizar revistas e jornais aos alunos. Propor que pesquisem sites e vídeos que abordem sobre a temática em estudo “Consumo de drogas por adolescentes”. Em seguida montar um painel com uma diversidade de gêneros textuais que reportem a temática em análise: notícias, charges, reportagens, artigos, tiras, cartuns, piadas, contos, fábulas e outros.
• Produto final _ Elaboração de um gibi virtual: Cada grupo com base nas pesquisas realizadas e leitura dos textos deverá desenhar imagens no Paint ou se preferir colar nesse programa imagens copiadas de algum site da internet. Na criação do cenário os alunos deverão pesquisar na internet as imagens que indicarão o tempo e o espaço da narrativa e usar o software de apresentação Power Point para montar cada quadro. Produzir a capa do gibi virtual em Power Point utilizando o WordArt. Nesse momento os alunos deverão usar a criatividade e acrescentar pano de fundo, ilustrações e ainda animações, se preferir. Na seleção das personagens criadas no Paint, cada grupo irá selecionar, editar e copiar no Power Point. No momento da escrita das legendas utilizar as caixinhas de texto que se localizam na barra de ferramentas (desenho). Na criação dos balões sugerir os recursos autoformas (barra de desenhos) ou se preferir criar novos formatos de balões, desenhar no Paint, copiar e colar no Power Point.
▪Revisão e reescrita das HQ produzidas.
Recursos Complementares
- Histórias em quadrinhos variadas;- Computadores com acesso a internet;- Data show- Jornais e revistas.- Programa de criação de desenho digital ( Paint), programa de apresentação (Power Point)
Avaliação
A Avaliação será realizada durante todo o processo de produção do trabalho com as Histórias em Quadrinhos, observando:
_Atuação dos alunos nas pesquisas e atividades de leitura propostas;_Participação e Interação nas produções textuais realizadas;_Desenvoltura na utilização dos recursos linguisticos e tecnológicos e temática solicitada na produção das HQ.
Referências bibliográficas:
http://www.monica.com.br/institut/drogas/
WWW.turmadamonica.com.br/
www.monica.com.br/
www.monica.com.br/diversao/games/.../7erros.htm
www.youtube.com/watch?v=J2_NCChLCaY
www.noticiario-periferico.com/.../mauricio-de-sousa-da-turma-da-monica.html

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Relato de experiência com relação a ministração dos planos de aula

Relato de experiência com relação a ministração dos planos de aula

Os planos de aula foram desenvolvidos nas escolas: Raimundo Gabriel ,
Carmênia Matos , Alcides Aires e Arthur da Costa e Silva. A experiência foi
muito boa. Os alunos participaram, avaliaram e deram sugestões. As escolas
receberam as oficinas do plano de forma bastante participativa.Considero uma
das melhores experiências feita na escola com professores e alunos juntos.
Estou convicta pela avaliação dos alunos e da escola que devemos continua com
essa parceria.
Durante as oficinas que chegou a oito hora, Raimundo Gabriel e Alcides Aires
tivemos contatos até mesmo com a comunidade, provando que o uso das tecnologias
propiciam de fato a integração com o contexto e outras disciplinas .Esse depoimento
os alunos farão melhor. Prometeram participar deste relato em agosto na volta ás aula.
Um outro ponto que merece destaque foi o trabalho com a orientação à reescrita:
formadora do Gestar II e professores . A aula foi uma verdadeira contextualização
da cultura local, gênero textual , gramática e outros.
Conheci muitas produções de alunos e pude fazer um diagnóstico mais atual
que o do SVAP ( Sistema de Avaliação da Aprendizagem) pelo programa
Gestar II. Inclusive proporei na Formação Continuada de agosto sugestões e apresentarei atividades aos colegas nas oficinas a respeito desse diagnóstico.
Aprendi muito com essa atividade e com certeza meus olhares serão mais
fortes ainda com relação á reescrita e a literatura local.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Oficina - Plano de Aula com Material Digital



O plano de Aula a seguir foi elaborado por Elzilene de Sales -Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s.Tutora: Elisângela MenesesUnidade : III
Assunto: “Lugar onde vivo” - figuras de LinguagemTema: Criando metáforasDisciplinas Envolvidas: História e Língua Portuguesa Público Alvo: 6° anoPeríodo de Execução: 04 aulasObjetivo Geral: Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e cultura local e propiciar o uso das TIC.Descrição da Atividade:
Atividade 1
☻Apresentação em datashow “de vídeo sobre o Tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional Tocantins” e discussão com o grupo sobre a preservação das memórias a partir de questionamentos.
☻Após a leitura realizada apresentar em murais tabletes coloridos com palavras chaves sobre a cultura material e imaterial de Porto Nacional.
♪ rua das flores, casarão rosa, maestro Adelino, tia Júlia, mãe tia Eulina Braga, Luzia da Silva, pau d’oléo, cabaçaco, Padre Luzo,
♪ buracão, praia porto real,carreira cumprida, draga, lajedo escadinha, piau, Lajedo escadinha, pacu, lajedo escadinha, caranha, balsa....
☻Dividir grupos para a elaboração de poemas envolvendo as palavras apresentadas e após apresentação em mural.

Atividade 2
☻Leitura dos poemas “Júlia” e “A casa rosa de dona Custódia”
Interpretação dos poemas – introdução a figuras de linguagem (metáfora, personificação, comparação e reiteração com dinâmica).
☻ Com base nas personagens – tia Júlia, dona Custódia e o casarão rosa.“Fazer pesquisa a partir das perguntas” Quem são esses personagens? Quando viveram? O que faziam? Qual a colaboração deles para o desenvolvimento da cultura de Porto Nacional?
Atividade 3
Apresentação das pesquisas com uso dos recursos áudio e visual em Power point , após elaboração individual de um poema com base nas informações apresentadas.
Atividade 4
Terminado o texto fazer reescrita no Labim. Em seguida linkar as palavras diferentes no texto e postar no blog http://gestarportuguesporto.blogspot.com.para/ que professores e outros alunos leiam e façam comentários.

Recursos Materiais: Comunidade local , computadores com acesso a Internet, murais, vídeo, CDs e livros de poemas.Recursos Humanos: Professores e técnico do laboratório de informáticaCompetências e conhecimentos necessários: Domínio da leitura textual e conhecimentos básicos de editor de texto e Internet.Avaliação:A avaliação será feita pela professora que observará a participação, a interação entre os grupos, bem como, a compreensão quanto a interpretação dos textos , a conceituação das figuras de linguagens apresentadas e o uso desse recurso na produção dos textos e, principalmente o cumprimento do prazo estabelecido , a qualidade e conteúdo da pesquisa apresentada.